alt

Histórico

Recentemente a Samovis recebeu um contato por parte do Instituto Butantan solicitando a ajuda no sentido de facilitar seu acesso a residências da região para fins de coleta de dados para o Projeto "Estudo comparativo dos venenos de lacraias dos gêneros Cryptops, Otostigmus e Scolopendra"

O Laboratório de Artrópodes, em parceria com os Laboratórios de Biologia Celular, Imunopatologia e Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, a partir de 2003, iniciou um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (processo nº 2003/04527-1), sobre "Estudo comparativo dos venenos de lacraias dos gêneros Cryptops, Otostigmus e Scolopendra", com previsão de término para 2005.

Os objetivos do projeto são:

verificar as condições necessárias para manutenção de lacraias em cativeiro;

observar e analisar comparativamente as preferências alimentares e o comportamento predatório das espécies;

caracterização bioquímica, imunoquímica e enzimática dos venenos das lacraias;

levantamento clínico-epidemiológico de série de casos atendidos no Hospital Vital Brazil;

realizar estudo comparativo da morfologia e da natureza histoquímica da secreção presente nas glândulas secretoras do veneno dos diferentes gêneros de lacraias.

Carta recebida do Butantan - em 17/11/2004
Carta resposta da Samovis - em 17/11/2004



Ilma. Sra.
Irene Knysak
Diretora do Laboratório de Artrópodes
Instituto Butantan


Prezada Senhora,


É com prazer que a Samovis acolhe a sua solicitação, colocando-se à disposição em tudo que puder colaborar.

Para que possamos nos organizar e buscar os recursos locais para esta colaboração, sugerimos uma reunião onde possamos ser orientados e assim identificar a natureza de ações necessárias.

Ficamos à sua disposição para o agendamento dos contatos, que poderão ser feitos atráves da sra. Cecília Eiras, fone:3501-6347, no período das 14 às 18hs.



Atenciosamente



Ely Belotto
presidente
Samovis-Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana
Fone: (11) 3501-6347 e 3744-9152



Carta recebida do Butantan - em 17/11/2004
Ilma. Sra.

Ely Belotto

Presidente da Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana - SAMOVIS

Prezada Senhora,

O Laboratório de Artrópodes em parceria com os Laboratórios de Biologia Celular, Imunopatologia e Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, a partir de 2003, iniciou um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (processo nº 2003/04527-1), sobre "Estudo comparativo dos venenos de lacraias dos gêneros Cryptops, Otostigmus e Scolopendra", com previsão de término para 2005. Os objetivos do projeto são: verificar as condições necessárias para manutenção de lacraias em cativeiro, com a finalidade de facilitar os estudos desenvolvidos, já que são animais de difícil captura e visualização na natureza; observar e analisar comparativamente as preferências alimentares e o comportamento predatório das espécies, sob condições adequadas de cativeiro; caracterização bioquímica, imunoquímica e enzimática dos venenos das lacraias; levantamento clínico-epidemiológico de série de casos atendidos no Hospital Vital Brazil; realizar estudo comparativo da morfologia e da natureza histoquímica da secreção presente nas glândulas secretoras do veneno dos diferentes gêneros de lacraias. Para que possamos dar continuidade ao projeto, necessitamos de aproximadamente 30 exemplares de cada gênero. Gostaríamos de obter parecer, sobre a possibilidade de nossa equipe realizar coletas em algumas áreas do bairro, locais estes de ocorrência já notificadas pelo nosso laboratório.

No aguardo da resposta, nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.



Atenciosamente,



Irene Knysak
Diretora do Laboratório de Artrópodes
Instituto Butantan
Av. Vital Brazil, 1500 – Butantã
5503-900 São Paulo – SP
Fone: (11) 3726-7222 (Ramal: 2178/2180)