Área de atuação da Samovis

É muito comum ser colocada a questão: qual é a área de atuação da Samovis?

A Samovis foi concebida por moradores do Portal do Morumbi, que fica na Vila Suzana – daí seu nome Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana – moradores esses preocupados com o possível crescimento desordenado da região: trânsito, especulação imobiliária, etc. O principal objetivo desse grupo era garantir a qualidade de vida da região.

Quando em operação, a Samovis passou a ser procurada por grupos de moradores de outros bairros e Vilas, que viam na Samovis uma entidade juridicamente constituída que poderia lhes dar o apoio em suas causas locais.

Assim, com o tempo, a Samovis ampliou naturalmente a sua área de atuação, pois passou a abrigar causas legítimas, trazidas por moradores de regiões em torno, e que tudo tinham a ver com sua Missão, mais ampla do que uma zeladoria.

Por esse motivo, atualmente, a Samovis conta com associados em uma área que extrapola sua região original o que a fez, naturalmente, ampliar suas fronteiras.

Isso não significa que a Samovis desconheça ou ignore lideranças, que já se formaram ou que venham a se formar, nessas áreas. Ao contrário: a Samovis entende que a presença de lideranças locais só fortalece e contribui para seu trabalho que, de forma geral, tem um enfoque mais amplo do ponto de vista político e complementa a ação de outras entidades.

Hoje, a área de atuação da Samovis pode ser descrita num “quadrilátero imaginário” compreendido entre as avenidas Prof. Francisco Morato e Giovanni Gronchi, de acordo com os limites abaixo descritos:

Esquina Av.Giovanni Gronchi/R.Clemente Brenne – R. Clemente Brenne - Av. Dom Jaime de B. Câmara - Linha imaginária da Rotatória em frente ao cemitério Getshêmani até Av. José Maria Paranhos - Av José Maria Paranhos - R. Alfredo Gioielli – R. Paschoal Graziano – R. Joaquim Maciel Filho – R. Teófilo de Carvalho – Av. Dr. Guilherme Dumont Villares sentido Av. Prof. Francisco Morato – R. José Braz – Av. Dr. Luiz Migliano – Av. Dr. Guilherme Dumont Villares sentido Av. Giovanni Gronchi – Av. Giovanni Gronchi até R. Nelson Gama e Av. Giovanni Gronchi até R.Clemente Brenne.


A seguir, apresentamos um mapa dessa região: